quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Brigas de casal X Filhos


Brigas entre o casal pode ocasionar conseqüências na vida das crianças.

Os conflitos vividos entre o casal podem influenciar diretamente no comportamento da criança, tanto em casa como na escola.

Quando um casal está em crise, com pequenos problemas do dia e divergências de alguns hábitos que são impossíveis de serem conversados, repercute um clima tenso dentro de casa. Tensão que pode ser aumentada com o nascimento dos filhos, exigindo do marido e da esposa outros papéis, que além de desempenharem suas funções agora precisam administrar outros aspectos referentes à maternidade e paternidade.

Evitar discussões acirradas na frente dos filhos é a alternativa mais viável. Porém os pais não conseguem impedir a percepção das crianças quando algo não vai bem. Elas dão sinais sobre essa percepção manifestando as seguintes mudanças de comportamento: alterações do sono e do apetite; mudança no desempenho escolar e no relacionamento com amigos.


As conseqüências que uma briga ocasiona na vida das crianças são relacionadas à intensidade, à freqüência, e à maneira com que os pais conduzem a discussão. Primeiramente é importante entender que discutir e brigar são coisas diferentes. A discussão apresenta várias opiniões e às vezes pode proporcionar o consenso.

A discussão verdadeira é importante na educação das crianças, favorecendo a compreensão delas a respeito da opinião do pai, da mãe, e conseqüentemente desenvolvendo sua capacidade de argumentação, de lógica, de raciocínio e de crítica.

A discussão verdadeira é essencial também à personalidade da criança, pois a discussão sem brigas envolve a tolerância e a aceitação do ponto de vista do outro.

Ignorar os sentimentos da criança quanto ao clima tenso da casa, pode ser tão danoso quanto às brigas.

Fonte: Patrícia Lopes -
Equipe Brasil Escola

3 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

É importante que as crianças tomem ciência das brigas do casal, porém sem beneficiar nenhum dos lados.
Xeros

Anne Lieri disse...

Com certeza a criança sente tudo á sua volta e brigas de casal a deixam machucada tb!Um excelente artigo!Bjs,

calma que estou com pressa disse...

oi cynthia- vim agradecer por participar do sorteio do abajour dona mix - -hoje sai o resultado
boa sorte
bjs