Rattan é a designação de cerca de 600 variedades de plantas trepadeiras do género Calameae. Desenvolvem-se nas florestas tropicais e sub-tropicais da Ásia, Australásia e África, pertencem à família das palmeiras e chegam a atingir mais de 185 metros!
Rattan tem grande flexibilidade, é leve e resistente, produz uma resina conhecida como "sangue de dragão".
A partir do tronco, as fibras são desmembradas e utilizadas para fabricar cestarias, utensílios entre outros. As canas inteiras são utilizadas para estruturas de mobiliário e bengalas.
Os principais produtores e fornecedores de Rattan em escala mundial são a Indonésia, as Filipinas, o Sri Lanka, a Malásia e o Bangladesh.
Tratamento tradicional do Rattan: remoção da película superficial da cana, secagem, através de vapor de água e/ou métodos mecânicos, a fibra é trabalhada em várias fases, até se obter o objeto final.
O acabamento das peças pode incluir a envernização ou o banho em querosene que serve para uniformizar a cor, conferir maior resistência e durabilidade, e proteger contra ataques de insetos.
Rattan é um recurso valioso do ponto de vista ecológico e de sustentabilidade das florestas, pois desenvolve-se em florestas degradadas e em solos marginais.
Cresce mais rapidamente do que muitas madeiras tropicais.
Rattan é fácil de trabalhar e de transportar; constitui um dos recursos florestais não à base de madeira mais importantes da Ásia, promovendo a subsistência de milhões de pessoas.
Agora vamos parar de papo e ver logo o que se pode fazer com este tal de Rattan?! Vejam abaixo!!


Um comentário:
Que lindo Cy, adorei!!! Principalmente a cadeira
Postar um comentário