terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um tal de Rattan...

Nessas minhas nadanças na net achei um tal de Rattan, nunca havia houvido falar... Com certeza, olhando as imagens abaixo eu diria que eram apenas palhas invernizadas...rs!! Este material dá um ar mais rústico na decoração.

Rattan é a designação de cerca de 600 variedades de plantas trepadeiras do género Calameae. Desenvolvem-se nas florestas tropicais e sub-tropicais da Ásia, Australásia e África, pertencem à família das palmeiras e chegam a atingir mais de 185 metros!
Rattan tem grande flexibilidade, é leve e resistente, produz uma resina conhecida como "sangue de dragão".


A partir do tronco, as fibras são desmembradas e utilizadas para fabricar cestarias, utensílios entre outros. As canas inteiras são utilizadas para estruturas de mobiliário e bengalas.
Os principais produtores e fornecedores de Rattan em escala mundial são a Indonésia, as Filipinas, o Sri Lanka, a Malásia e o Bangladesh.

Tratamento tradicional do Rattan: remoção da película superficial da cana, secagem, através de vapor de água e/ou métodos mecânicos, a fibra é trabalhada em várias fases, até se obter o objeto final.

O acabamento das peças pode incluir a envernização ou o banho em querosene que serve para uniformizar a cor, conferir maior resistência e durabilidade, e proteger contra ataques de insetos.
Rattan é um recurso valioso do ponto de vista ecológico e de sustentabilidade das florestas, pois desenvolve-se em florestas degradadas e em solos marginais.
Cresce mais rapidamente do que muitas madeiras tropicais.
Rattan é fácil de trabalhar e de transportar; constitui um dos recursos florestais não à base de madeira mais importantes da Ásia, promovendo a subsistência de milhões de pessoas.


Agora vamos parar de papo e ver logo o que se pode fazer com este tal de Rattan?! Vejam abaixo!!

















Eu adoreiiii!! E você? Gostou?
Beijokas!!





Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo Cy, adorei!!! Principalmente a cadeira